Porque é que os fusíveis dos carros explodem?

  • Compartilhar Isso
Jose Ford

Os fusíveis derretem (ou sopram) devido a exceder a carga permissível do circuito. Isto pode ocorrer devido a várias questões. Aqui discutiremos as questões típicas mais comuns.

  1. Tomada de isqueiro

Uma tomada de isqueiro é frequentemente utilizada como um conector de alimentação para vários dispositivos automáticos adicionais, como por exemplo:

  • detectores de radar;
  • Navegadores;
  • compressores de ar;
  • tarifas de telemóvel;
  • multi divisores;
  • outras engenhocas para carros.

No entanto, alguns deles podem ser de qualidade questionável. Além disso, se você conectar vários dispositivos simultaneamente à tomada, isso pode levar a um excesso de capacidade de transporte de corrente.

  1. Lava-janelas

A falha do fusível pode ser causada pelo congelamento da água em um reservatório e tubos do sistema de lavagem. A água congelada prejudica o acionamento da bomba elétrica. Como resultado, a amperagem aumenta e um fusível sopra. Portanto, para evitar tais situações, é necessário substituir a água por um líquido anticongelante a tempo.

  1. Limpadores de pára-brisas

Um fusível pode ficar fora de serviço no caso de os limpa pára-brisas terem congelado para um pára-brisas, pois a caixa de velocidades encravou.

  1. Defogger e desembaciador de espelhos retrovisores

Podem queimar devido a curto-circuito na cablagem. Os locais mais "fracos" da cablagem estão nas mangueiras corrugadas da porta da frente, nas portas do porta-bagagens e debaixo de uma sobreposição da soleira do condutor.

  1. Aquecedor

Em caso de desgaste do motor elétrico do aquecedor, especialmente de rolamentos e buchas, a corrente no circuito de acionamento elétrico aumenta significativamente. Para evitar tais situações, forneça ao seu aquecedor ventilador uma manutenção adequada.

  1. Sistema de iluminação

Os fusíveis muitas vezes sopram no caso da instalação de lâmpadas não-padrão, especialmente lâmpadas de arco curto de xenônio que têm maior consumo de corrente. Ao aumentar o valor nominal, você precisa atualizar simultaneamente a fiação da lâmpada. Para conseguir isso, ligue novamente o seu sistema de iluminação usando cabos de seção transversal maior.

  1. Sistema de arrefecimento do motor

Eles ficam fora de serviço quando o consumo de corrente de um ventilador elétrico aumenta, o que pode ocorrer devido às seguintes razões:

  • objetos estranhos entram em uma área de rotação das pás do ventilador;
  • motores dos ventiladores desgastam-se;
  • esgotamento da lubrificação do motor.
  1. Unidade de controle do motor

A sua fusão leva a uma falha no arranque do motor. Por esta razão, um condutor precisa de saber a localização dos fusíveis que servem uma unidade de controlo do motor. Quase metade de todos os problemas relacionados com uma falha no arranque do motor tem a culpa da fusão da unidade.

  1. Direcção assistida eléctrica

O acionamento da energia elétrica consome uma corrente de alta potência. Portanto, com cargas maiores, os fusíveis muitas vezes falham.

  1. Freio de estacionamento elétrico

Um travão de estacionamento eléctrico está localizado no local "desconfortável" perto das rodas. Devido a isto, a integridade da unidade pode deteriorar-se e a humidade e sujidade podem entrar lá dentro. Como consequência, um motor pode encravar que leva ao rebentamento dos fusíveis.

  1. Sistema de travagem antibloqueio (ABS)

Devido ao desgaste da bomba, uma corrente aumenta. Por isso, isto pode levar ao sopro do fusível.

  1. Sistema de fecho centralizado, vidros eléctricos

A fechadura central e os accionamentos da janela de alimentação muitas vezes encravam. Como resultado, os fusíveis podem explodir. Além disso, a culpa também pode ser de uma falha na cablagem e danos no interior de uma mangueira corrugada da cablagem da porta.

Atenção!

É extremamente perigoso instalar fusíveis maiores do que o valor nominal especificado pelo fabricante! Uma secção transversal de fios pode não corresponder a uma corrente aumentada. Assim, pode sobreaquecer, o que pode causar um curto-circuito de fios e fogo de fios, bem como de um tecido adjacente e outros elementos. Além disso, não utilize disjuntores quando não for especificado pelo fabricante do veículo.

Nunca instale um condutor directo em vez de um fusível!

Eu sou Jose Ford e ajudo as pessoas a encontrar caixas de fusíveis em seus carros. Eu sei onde eles estão, como eles se parecem e como chegar até eles. Sou um profissional nesta tarefa e tenho orgulho do meu trabalho. Quando alguém está tendo problemas com o carro, muitas vezes é porque algo não está funcionando bem com a caixa de fusíveis. É aí que eu entro - ajudo as pessoas a solucionar o problema e encontrar uma solução. Eu tenho feito isso por anos, e eu sou muito bom nisso.